Você sempre sonhou em abrir um restaurante, mas agora que seu projeto está começando a se concretizar, você está nadando em dúvidas. A chave para passar deste estado de confusão para um verdadeiro roteiro é fazer investigação – muita investigação.
Você já sabe que abrir um restaurante é um grande projeto que exige muito trabalho e investimento. Você também sabe que terá poucas chances de ficar rico da noite para o dia e que a taxa de insucesso é muito alta (60% dos novos restaurantes fecham as portas durante os primeiros três anos de existência).
Então, por que começar?
A resposta pode ser resumida em duas palavras: paixão. A vida de um dono de restaurante é única – para ter sucesso, muitas vezes você precisa sentir uma verdadeira vocação. E, quando um dono de restaurante tem sucesso, ele não o faz pela metade.
Sabendo disso, como você pode maximizar suas chances de sucesso?
Ao estudar a vida útil de milhares de restaurantes, podemos determinar quais fatores influenciam o seu sucesso . Embora alguns fatores estejam completamente fora do controle do proprietário, há muitos outros que ele pode controlar.
Servir uma comida de excelência e ter um conceito original são dois critérios fundamentais, claro. Mas o que você está vendendo é uma experiência completa: desde a comida, ao serviço, à atmosfera, ao ambiente, à localização geográfica e tudo mais que você possa associar a jantar fora . Sem esquecer, obviamente, que este é, em última análise, apenas um negócio como qualquer outro, ou seja, obrigado a manter o equilíbrio entre despesas e lucros.
Através de extensa pesquisa e planejamento cuidadoso, você será capaz de tomar decisões informadas sobre o que pode controlar e informar-se sobre os riscos que estão além do seu controle.
Para ajudá-lo a começar da melhor forma possível, Lightspeed elaborou um pequeno “guia de sobrevivência”, que inclui 10 passos essenciais para uma abertura de restaurante bem-sucedida :
Webinar: Como se preparar para o futuro na indústria de restaurantes pós-COVID-19?
Nossos especialistas apresentam ferramentas digitais e conselhos para ajudá-lo a começar com o pé direito e se ajustar à nova realidade pós-COVID-19
1. Abrir um restaurante: o básico
Em primeiro lugar, reserve um tempo para fazer uma pequena análise introspectiva. Seja honesto consigo mesmo: como você descreveria sua personalidade? Quais são seus objetivos? Suas paixões? Seus pontos fortes e fracos? Você precisa decidir que tipo de chefe deseja ser e se precisa de um parceiro ou de ajuda externa. Embora você prefira manter o máximo de controle possível, não tente fazer tudo sozinho.
Estilo de vida
Pense cuidadosamente sobre o estilo de vida que você está prestes a adotar. O mundo da restauração é tão exigente quanto difícil: você tem que ter certeza de que sabe no que está se metendo, que é isso que quer fazer da sua vida. Leve em consideração seus hábitos e personalidade na hora de escolher o tipo de negócio que vai abrir. Uma padaria seria mais indicada para quem acorda cedo e um bar para um notívago, por exemplo.
Apresentando nossa Biblioteca de números de telefone a solução definitiva para empresas que buscam expandir seu alcance aqui. Com esta lista abrangente de números de telefone, você pode se conectar com clientes em potencial em todo o país e construir relacionamentos fortes com eles.
Propriedade
Todos os restaurantes precisam de um capital significativo para abrir as suas portas. Decidir que tipo de restaurante você abrirá não é uma decisão fácil.
Franquia
Os franqueados beneficiam de uma imagem de marca já estabelecida, know-how, assistência e orientações claras. Em troca, eles deverão pagar ao franqueador. Este modelo é indicado para quem deseja se alinhar a marcas poderosas e reconhecidas. Para saber mais, confira nosso guia completo sobre o que você precisa saber para abrir um restaurante franqueado.
Independência
O proprietário administra tudo sozinho. Ele está sozinho quando confrontado com escolhas, riscos e resultados. Este tipo de proprietário Конверсия: как превратить посетителей в клиентов geralmente possui um espírito empreendedor muito desenvolvido.
Parceria
Ter um parceiro pode ser uma vantagem inestimável se ambos compartilharem a mesma visão e valores. Se você é chef, considere fazer parceria com um gerente responsável pela gestão do seu negócio e vice-versa.
Estrutura jurídica
A escolha da estrutura jurídica tem impacto na tributação e no nível de responsabilidade do proprietário. Escolha a estrutura jurídica que atenda às necessidades do seu restaurante e que não atrapalhe o desenvolvimento do seu negócio no futuro.
Licenças e regulamentos
Licenças de funcionamento, licenças de restaurantes, formação em higiene alimentar HACCP e até normas de segurança são algumas das obrigações e preceitos que os novos gestores de restaurantes devem cumprir.
2. Abrir um restaurante: o conceito
Você não precisa agradar a todos. Por outro lado, você absolutamente deve conseguir se destacar da multidão. Encontre um conceito que possa atender à necessidade claramente identificada de um “público-alvo”.
Experiência do cliente
Os clientes procuram uma experiência única: querem ser seduzidos pelo seu estabelecimento, guardar dele uma memória duradoura e recomendá-lo a quem os rodeia. Encontre aquela coisinha extra que ninguém usa ou use um conceito muito popular phone list forum em um bairro que não tem.
Faça perguntas básicas a si mesmo para estimular sua imaginação e criatividade:
- Tema : O que constitui a identidade, a essência do seu restaurante? Qual é a “sua coisa”? O que vamos lembrar?
- Mercado : Você está almejando um público jovem, famílias, millennials , baby boomers ?
- Serviço : Serviço de mesa, takeaway, bar, buffet?
- Ambiente : Bistrô animado, bar retrô, restaurante gourmet, cantina rústica, pousada aconchegante, café da moda ? As possibilidades são infinitas.
- Comida : Qual é o seu conceito de comida? Onde e como você consegue seus suprimentos?
- Música : Alta ou ao fundo, concertos ao vivo ou silêncio no rádio?
- Nome : Como chamar seu restaurante?
Pesquisa de mercado
Nunca comece nenhum negócio sem conhecer algumas informações cruciais sobre seus concorrentes:
- Quem são eles? Estude todos os restaurantes presentes no bairro que você está almejando. Estude também restaurantes que tenham promoções semelhantes às suas em outras áreas.
- Quais são seus sucessos?
- Quais são as suas falhas?
- Leia comentários online de seus clientes para obter acesso a diferentes pontos de vista.
3. Abra um restaurante: a localização
Estar localizado no bairro “certo” é essencial. Para sobreviver, você precisa combinar a configuração, a localização, o conceito e a comida do seu restaurante, e a clientela a que ele se destina, da maneira mais perfeita possível.
Limite-se a algumas ruas em alguns bairros que tenham espaço para venda ou aluguel. Eles correspondem ao seu conceito? Áreas altamente comerciais serão mais adequadas para estabelecimentos de atendimento rápido do que para restaurantes gourmet, por exemplo. Faça pesquisas e pergunte aos transeuntes (O que eles gostariam de ver na vizinhança? O que falta.